Notícias

EBU lança apelo ao governo ucraniano sobre financiamento da UA:PBC, a estatal ucraniana

Emissora ucraniana enfrenta problemas financeiros

24 de setembro de 2017 - por Paulo K.
24 09 2017
Como noticiado pelo ESCPortugal, a União Europeia de Radiodifusão (EBU/UER) revelou, esta manhã, que já entrou em contato com o governo ucraniano sobre o financiamento da emissora nacional ucraniana, a UA:PBC. O organismo europeu reagiu assim à redução do financiamento da emissora para apenas 0,2% do Orçamento de Estado, algo na ordem dos 40 milhões de euros, um dos mais baixos orçamentos dos associados da EBU/UER.
A UA:PBC está a passar momentos muito difíceis. É uma época de reforma para nós e estamos a reconstruir uma antiga empresa estatal num serviço público independente. A falta de financiamento compromete todo o processo de reforma e o nosso futuro
afirmou Zurab Alsania, diretor geral da estação ucraniana. Noel Curran, diretor geral da EBU/UER, reagiu aos desenvolvimentos, afirmando que a União Europeia de Radiodifusão já entrou em contacto com o governo: 
A EBU/UER solicitou ao governo ucraniano que assegure os fundos adequados, justos e independentes para a UA:PBC de acordo com as leis ucranianas e os padrões europeus. Uma queda súbita nos seus níveis de financiamento prejudicaria o seu importante processo de reforma da estação que se comprometeu a operar como organização de média de serviço público sustentável e independente.
A Ucrânia foi o último país a sediar o Eurovision, no quall e “Amar Pelos Dois” se sagraram campeões. Confira Jamala com 1944 durante o Eurovision 2017 abaixo:
Fonte: ESCPortugal

Veja mais sobre:

x Close

Curta nossa página no Facebook